terça-feira, 20 de outubro de 2009

PENTECOSTAIS: CRISE DE IDENTIDADE

Atualmente os pentecostais estão vivendo uma grande crise de identidade, o que é ser pentecostal? Seguir a Cristo mesmo que isso custe a própria vida, ou seguir a Cristo para "Melhorar de Vida"? No vídeo abaixo está um a das principais cenas da crise atual em que vive o Pentecostalismo:



Neste vídeo, Silas Malafaia, ministro do Evangelho e líder na maior Igreja Pentecostal do Brasil e do mundo assume publicamente sua posição à favor da "Teologia da Prosperidade", que conforme estudo nesse mesmo blog, é considerada teologia de Satanás: 1) Tentou Jesus com a transformação das Pedras em Pães; 2) Tentou Jesus com a proteção dos anjos contra todos os males; 3) Ofereceu todas as riquezas do mundo. A teologia da prosperidade segue os mesmos princípios Anti-Cristo, 1) Oferece a transformação de todos os problemas em bênçãos; 2) Proteção angélica contra todos os inimigos; 3) Oferece todas as riquezas. Princípios que, como nosso Senhor, também devemos recusar, pois são de Satanás. (Para outros vídeos de Silas Malafaia apoiando a teologia da prosperidade e a Bíblia da Prosperidade ver you-tube)


A crise de identidade tem feito com que vários líderes e irmãos de nossas igrejas pentecostais deixem de ser pentecostais e passem a seguir novos movimentos baseados em prosperidade. O que é ser um Pentecostal?

O Verdadeiro Pentecostalismo e a Crise de Identidade

O pentecostalismo atual tem muito pouco em relação ao autêntico movimento pentecostal. O que aconteceu com aquele pentecostalismo autêntico dos dias da minha conversão? Qual pentecostal de nossos dias não fez essa pergunta? Quando me tornei pentecostal fui atraído por uma fé relevante, capaz de mover céus e terra, que não se importava com questões financeiras, que possuía a oração e a evangelização como maiores princípios da vida cristã. O que aconteceu com aquelas pregações que falavam sobre renúncia, consagração, crucificação do velho homem? Como sinto falta das mensagens sobre a Cruz de Cristo, das músicas que nos levavam à contrição, devoção e entrega.

Às vezes, quando estudo a história dos pentecostais fico imaginando o que homens como William Seymor, Gunnar Vingren e Daniel Berg diriam diante do Pentecostalismo de hoje. Isso para não falar do Apostolo Paulo, Pedro, João os discípulos e mártires da Igreja Primitiva e histórica e principalmente nosso Senhor Jesus Cristo.

Com certeza os pentecostais estão em Crise! Há uma crise de identidade. Um dos maiores males da pós-modernidade é a destruição das identidades (Giddens, A. 1991). A seguir esboçarei algumas das principais afrontas à identidade Pentecostal.

1) Fragmentação da Identidade. O advento da internet e a mega-expanção dos meios de comunicação destruíram o conceito de tempo. Sem barreiras temporais dizendo o que é passado e presente as identidades tornam-se mistas, não discernem presente e passado, novo e velho, bom e mau, certo e errado (David Harvey 1993). Com esse movimento as igrejas pentecostais perderam o sentido de origem, seu vínculo com seus pais, com seus fundadores. Uma igreja sem vínculo com seus fundadores é uma igreja sem passado. Todo o foco está no presente, todo dia a igreja é algo novo. Os vínculos são considerados como prisões. Assim, os crentes não estão preocupados com o porvir, mas apenas com o "aqui e agora". As bênçãos futuras em Cristo estão sendo trocadas por bênçãos presentes. O problema não são as bênçãos presentes, mas a aniquilação das bênçãos futuras e de sua razão que está no passado. Quando o pentecostal para de viver em função de Cristo: redenção na Cruz e principalmente a Segunda Vinda, no rapto, deixa de ser pentecostal, pois essa é uma das principais características dos fundadores do Pentecostalismo Moderno. O vídeo acima está mais preocupado com a situação do "aqui e agora", fazendo falsas promessas em nome de Deus, adulterando as escrituras e colocando palavras na boca de Deus.

Gálatas 1:6-9 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

2) Superficialidade da Identidade. O Sociólogo Alain Renaud (1990) afirma que o processo de relacionamento com a imagem produziu um novo homem: Homem Quadro. Vivemos a era das video-culturas. O ser pós-moderno se realiza e identifica a verdade apenas em observar a imagem do real. Quantas pessoas que assistiram o vídeo acima se interessaram em saber o que realmente esta acontecendo? Quem são as pessoas que estão falando? Qual a sua intenção? O "Dr.Morris Cerullo" por exemplo, qual o vínculo com o Pr. Silas Malafaia? Quantos sabiam que alem de ser o comentarista da nova Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira lançada pelo Pastor Silas Malafaia é o autor da famosa frase proferida na mensagem "The End Time Manifestation of the Sons of God": Morris Cerullo diz que “o propósito de Deus foi de se reproduzir (...) vocês não estão olhando para Morris Cerullo, vocês estão olhando para Deus, vocês estão olhando para Jesus”, isso para não mencionar o escândalo financeiro em que está envolvido e sendo investigado. Os pentecostais perderam a noção de identidade! Será que a santidade ainda é o principal requisito para um pregador fazer uso da palavra? Ou será que os diplomas e a oratória substituíram a Oração e o Jejum? Pessoas sinceras e cheias de Deus, se não souberem "falar bem", não tem mais oportunidade de pregar. Os irmãos sinceros, cheios de Deus são trocados por mega-pregadores e Mega-star's da música Gospel. O que realmente é importante? A forma de falar ou a palavra falada, o próprio Paulo foi considerado fraco de presença 2Co 10:10; A vida com Deus ou a quantidade de Bens que acumulou? Desde quando o que interessa é a palavra e não a vida? Toda palavra sem vida mentira.

Ser pentecostal é buscar incessantemente por santidade, oração e vida com Deus mediante ação do Espírito Santo, e não o buscar riqueza, domínio, poder e status. O Pentecostalismo moderno nasceu com pessoas simples, como William Seymour pregando na calçada e usando duas caixas de laranja como Púlpito, sendo ridicularizado e desprezado, mas certo do poder de Deus e de sua missão. Essa é a verdadeira mensagem pentecostal, de mudança de vida, de vigiar, de orar sem-cessar, de se consagrar, do Espírito e da missão, em nenhum momento o pentecostalismo original, seja bíblico ou moderno, afirmou que pobreza é maldição, ou que devemos pagar para receber bênçãos. Por isso irmão, fuja dessas ações Anti-Cristo.

João 15:2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

3) Morte do Sujeito. F. Jameson (1984) afirma que na pós-modernidade o sujeito como indivíduo foi substituído pelo sujeito global. A identidade pentecostal está sendo trocada pela identidade tele-dirigida. Os aparatos modernos estão fazendo com que o sujeito pare de pensar e confie sua vida à terceiros. O Pentecostal sempre foi alguém que, com convicção da verdade, se impôs a toda afronta de Satanás, mas atualmente, com o envolvimento de líderes e estudiosos da bíblia em teologias não-Bíblicas, a verdade está ficando turva, nublada. Mais do que nunca o pentecostal deve redescobrir sua identidade e abraçar sua bíblia como fonte de Vida. Concentrar toda sua força em viver os evangelhos foi uma característica marcante do pentecostalismo moderno. Assim muitos hoje vivem como mortos por que tem trocado Cristo por outras coisas Lc 9:59; por bens materiais, sua vida em Cristo está morta, pois não é Cristo e seu evangelho quem dirige sua vida, mas a maioria não pensante. "Se todo mundo faz eu vou fazer também!", é uma afirmação bem perigosa, Jesus ignorou todo mundo e concentrou sua vida na vontade do Pai, o que também devemos fazer.

Mateus 22:29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

4) Identidade Realizada. O Sociólogo Z. Baumann (1997) afirmou que a pós-modernidade produz uma mudança na identidade, transforma-a em identidade realizada. Quando o pentecostal, assim como o sujeito, passa a viver a identidade realizada, perde o sentido natural de sua vida e passa a viver em função de algo. O ser é o que ele faz. A pessoa passa a viver em função de seus sonhos, de seus desejos, de tudo que lhe é imposto como cidadão. Ou seja, o cidadão feliz é aquele que tem um bom salário, uma linda esposa, um carrão do ano, uma bela casa, um apartamento na praia, e que goza de todos os benefícios da vida. O problema não é a prosperidade, mas a prosperidade como modelo. Os modelos fazem com que a pessoa se esqueça de sua natureza, começam a juntar tesouros que em uma vida de quinhentos anos não conseguiriam gastar. Vivem estressadas buscando alvos que não condizem com sua natureza, mas que se reportam à identidade realizada. Assim muitos crentes nem sabem mais para que são crentes, ou por que foram criados, sua constituição e natureza. As ansiedades e desejos não estão voltados para sua nova natureza, mas para a identidade realizada. Não buscam as coisas de Deus, mas apenas as suas próprias. O pentecostalismo autêntico tem sua natureza claramente identificada, não pertencem à esse mundo, estão aqui, mas não pertencem à essa realidade.

Colossenses 3:1-2 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

5) Esvaziamento do Sujeito. O Sociólogo A Giddens (1991), assim como K Marx, defendem que o dinheiro é uma força simbólica que esvazia os valores sociais. O dinheiro atua em nossa sociedade como uma "prostituta universa" um meio de troca que nega o conteúdo dos valores substituindo-os por padrões impessoais. Assim o pentecostalismo está trocando seu relacionamento com Deus de transformação de vida, por um relacionamento impessoal de transformação de realidade financeira. As compras de bênçãos são cada vez mais presentes nos púlpitos das igrejas pentecostais. Isso para não falar nas barganhas comerciais com Deus, nos socorros financeiros e tudo mais. Buscar Deus em situação de crise não é errado, mesmo em crise financeira, o problema está em esvaziar a vida cristã e propor uma vida superficial baseada apenas na troca. Por que você ama a Deus? se a resposta for: porque Ele me abençoou! Toda Bíblia, e a graça e a cruz de Cristo foram esvaziadas pela benção financeira. Isso é visto nos testemunhos que só relatam bênçãos financeiras, não vemos mais testemunhos de conversão. Outra cena comum é nos agradecimentos. Quando o crente recebe uma benção financeira fica imensuravelmente grato e anuncia sua "vitória" à plenos pulmões, já a benção da salvação, da vitória de Cristo que conquistou sua vida na cruz não é anunciada e geralmente nem mesmo lembrada. O autêntico Pentecostalismo não é assim, ele é vivaz proclamador do evangelho, da salvação e da graça de Cristo como mensagem principal, não deixa que outras mensagens ofusquem o evangelho de Cristo.

Atos 1: 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Conclusão
Nossa intenção com esse artigo não é denegrir ou marginalizar, mas principalmente alertar. Acredito piamente que homens como o Pr Silas Malafaia e o Dr e Pr Morris Cerullo são bençãos na obra de Deus, e que muitas pessoas chegam a Cristo por meio de seus ministérios, entretanto é preciso ter firme a certeza do verdadeiro evangelho e a razão de nossa identidade pentecostal, porque muitos modismos, teologias e ventos de doutrinas tem atingido nossas igrejas e alterado a identidade do povo pentecostal.

A Crise de identidade é a fragmentação, superficialidade, realização, esvaziamento e morte do sujeito. Esses elementos tem destruído o testemunho pentecostal e confundido a cabeça de muitos. Assim, nesses tempos é necessário acima de tudo vigiar para que não percamos nossas raízes e destino, para que nossa identidade não caia no superficialismo ou na realização, ficando presa em ativismos e ações alheias à nova criatura que agora somos, que em todo tempo pode tornar-se vazia de Cristo e morta em si mesmo e em suas próprias forças.

Que Deus nos abençoe a ajude nesse momento difícil para que o pentecostalismo de nossos pais possa reacender em nossas vidas.

Eduardo Sales


2 comentários:

  1. É verdade prof. Eduardo!

    Foi exatamente na identidade que satanás quis atacar nosso SR Jesus: "se tu és o filho..." Deus lhe abençoe por reflexões como esta.

    Continue ensinando a Palavra de Deus. Lembre-se que esta é uma missão de Deus que ele confere a você. Você nasceu para isso. Fique animado!

    Seu companheiro.

    Pr RB

    ResponderExcluir
  2. ESSA TENTATIVA DE ATACAR A IDENTIDADE É TAMBEM UMA TENTATIVA USANDO A DUVIDA OU SEJA TORNAR O HOMEM CONFUSSO PAUL TILLICH DISSE EM SEU LIVRO A DINAMICA DA FÉ QUE DEVEMOS REGEITALÁ (IGUAL A JESUS)

    ResponderExcluir