segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Igrejas de Deus, Palavras de Satanás

Uma análise da Igreja atual à luz de Mt 4:1-11


Nessa época de Crise, podemos dizer com certeza que vivemos uma grande crise na Igreja. A crise da Palavra. Como visto no tópico anterior, as palavras de Jesus estão sendo substituídas pelas palavras de Satanás. No texto de Mateus 4:1-11, na tentação de Jesus aprendemos três palavras que Satanás usou para tentar nosso Senhor e que também usa para tentar a Igreja.
A primeira Palavra é a solução para todas as necessidades.

"se quiseres podes transformar pedras em pães". Essa tentação a Jesus foi um confronto direto às suas necessidades mais profundas, entretanto, nosso Senhor revelou as palavras de Deus diante das tentações: "Não só de pão viverá o homem", ou seja, não só da satisfação das necessidades básicas e primarias, mas de toda a palavra de Deus. Com essa resposta nosso Senhor disse que suas mais profundas necessidades eram saciadas por Deus.

Diante dessa resposta Satanás não se detém, e propõe outra palavra de Tentação:

A segunda Palavra é a proteção em todas as adversidades.

Mt 4:5-7 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

Continuo usando termos indefinidos, mas acredito que em muitos locais, que não nos cabe nomear por uma questão ética, a palavra de Deus tem sido torcida, manipulada e usada, não por líderes religiosos, mas por homens que tem se tornado instrumentos de Satanás. Mensagens que prometem proteção, que garantem a segurança do servo de Deus, que nada vai acontecer, que mil cairão à direita e dez mil à esquerda, que todos os inimigos serão confundidos, todas essas mensagens formam a base da tentação que Satanás usou para derrubar Jesus. Mensagens que ignoram a vontade de Deus e valorizam a vontade humana, que usam Deus como se fosse um guarda costas, onde não é preciso viver a vontade de Deus, apenas pedir, pois por ser nosso Pai, tem a obrigação de nos proteger.


Existe um conto dos irmãos Green que expressa essa realidade. Diz a estória que um dia Nosso Senhor estava andando numa floresta, estava com muita sede e o servo de um fazendeiro o hospedou e serviu em sua casa, como prova de gratidão Nosso Senhor disse que abençoaria aquele servo. Olhando ao redor, viu uma lareira, chamou o dono da fazenda, pediu que fizesse um grande fogo e preparasse um tonel d'agua. Então Nosso Senhor pediu que o servo entrasse no fogo, pois assim rejuveneceria. No principio ficou com medo, mas ao adentrar, o servo começou a sentir algo suave como o orvalho e começou a glorificar a Deus com toda sua voz, quanto mais ele glorificava mais forte ficavam as brasas, após alguns minutos nosso Senhor entrou na lareira, pegou o servo, lançou-o no tonel de água e quando o levantou, saiu joven, o servo rejuvenecera quarenta anos, possuia aparencia de vinte. Todos ficaram admirados do milagre. O fogo baixou e a seguir, Nosso Senhor foi embora.

Entretanto, quando Jesus foi embora o fazendeiro começou a ter uma idéia. Entendeu que aquele fogo era sagrado e correu a chamar sua sogra, pois já era de muita idade, atormentava-o sempre que podia e dava muita despesa. Pensou consigo que se sua sogra ficasse mais jovem poderia casar novamente e ir embora. Quando a sogra chegou, apresentou o servo e disse como aconteceu, que o fogo era sagrado e que ela também poderia ficar mais jovem. Com medo, ela perguntou ao servo o que ele sentiu, no que ele disse que "as chamas eram como gotas de orvalho" em seu corpo. Toda feliz com o milagre ela aceitou. O fazendeiro correu acendeu grande chama, trouxe o tonel de água, orou pedindo a Deus que repetisse o milagre e jogou a sogra no fogo. Quanto mais a idosa gritava, mais fogo ele fazia até que puxou-a do fogo e a jogou num tonel de água. Mas para tristeza de todos o estado dela quando saira era muito pior do que quando entrara. Essa estória possui uma moral muito importante: Nem todo fogo é de Deus!

Nem todo milagre é de Deus, nem toda cura é de Deus. Entendam meus irmãos, quem opera o milagre, a cura e a salvação é Nosso Senhor e não nossa vontade, nem nossa imposição, muito menos nossas obras. Não pense que um dia, ou uma semana de jejum, tem o poder de forçar Deus a fazer alguma coisa, ou que nossas orações possuem porder mágico e quando eu oro, tudo acontece. Essa visão mística é muito distante da interpretação dos evangelhos e principalmente do que Nosso Senhor nos ensinou.


Diante da tentação de Satanás, Jesus tinha certeza que Deus poderia agir e agiria, mas essa não era a vontade de Deus, era um "fogo sagrado" sem Deus. Assim antes de pedir proteção, ou um milagre, procure saber primeiro se você não está deixando que Satanás o conduza até o pináculo do templo, se o fogo que você está vendo realmente é de Deus, se as provas que você está fazendo de Deus não são tentações de Satanás. Lembre-se QUANDO A AMIZADE É VERDADEIRA, NÃO É PRECISO PROVAR! quando Deus, no texto de Malaquias 3 diz: PROVAI-ME, Deus não estás dizendo para crentes, mas para pessoas que haviam perdido a fé! Quando Gideão prova Deus ele o faz por que duvidava, e não por fé. Assim, quando Jesus diz: "não tentarás o Senhor teu Deus" está dizendo para confiar em Deus e não provar para ver se Ele realmente cuida de ti. 

Nessa segunda palavra aprendemos que Satanás tentou a Jesus e tenta os crentes em duas perspectivas: 

A primeira -  Fazer com que pensemos que a nossa vontade manda em Deus. Nessa Tentação Deus torna-se nosso servo. Está sempre pronto à nos atender e servir nossa vontade. Essa tentação produz fogo estranho, parece de Deus, mas na realidade é nosso.

A segunda - Fazer com que duvidemos do amor de Deus para conosco. Nessa Tentação Satanás corroi a fé. Só provamos aquilo que não conhecemos, aquilo que temos medo e o que não confiamos. Quando confiamos, não provamos! Lembre-se, nenhum amigo gosta de ser provado!

A essa segunda palavra de tentação quero acrescentar uma coisa muito relevante. O "pináculo do templo". Na primeira palavra, Jesus estava em jejum, servindo ao Pai,  Satanás o tentou nisso. Nessa segunda palavra Satanás continua tentando Jesus em um local sagrado. Muitas vezes pensamos que a tentação está apenas em locais que consideramos "impuros", entretanto, as tentações de Satanás ocorrem até nos locais mais altos da fé, usando a própria palavra de Deus. Assim como Satanás usou a palavra de Deus para tentar Jesus, as pregações de hoje também podem usar palavras de Deus para tentar o homem.

A tentação de Satanás aproveitou-se da segurança que Jesus tinha em Deus: "já que você é o Filho de Deus nada vai te acontecer, olhe ao seu redor, estamos no templo, se você pular, os anjos te susterão!" Toda palavra que pedir para que você pule por que você é alguma coisa, é perigosa. Essas mensagens desconsideram Deus e sua palavra, enfatizam a pessoa, o que nós somos é colocado sobre o que Deus é. Assim, lembre-se: é do pináculo do templo, local de grande relevo e atenção, que Satanás usando a palavra de Deus pede que pulemos!

Diante dessa tentação a resposta de Deus é um guia para nossa vida: Não tentarás ao Senhor teu Deus! O que é tentar a Deus? Nesse texto, tentar a Deus é provar Deus. A palavra no grego é "peirazo" usada tanto para traduzir protação como tentação. Assim acredito que nesse texto a melhor tradução seria provar, colocar em prova. "Não provarás ao Senhor teu Deus" somente para atender a seus próprios interesses. Assim, amado irmão, crescer no Senhor é confiar em seu amor, independente de provas, pois a maior prova já foi dada, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Não satisfeito, Satanás tenta mais uma vez.  

A Terceira Palavra é a satisfação de todos os desejos

Mt 4:8-10 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

Essa é com certeza a maior tentação de nossa época. Você pode ter todas as coisas! Tudo pode ser seu! Todas as bençãos estão ao seu alcance! você pode todas as coisas, você é filho do rei, filho do dono do mundo, etc....Será que essas palavras realmente são de Deus? 
 
Primeiro, vamos observar a resposta de Jesus. "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto", Jesus respondeu ao pedido de se ajoelhar ou à tentação de ter tudo? Ai está a questão, a adoração não é a Satanás, mas principalmente ao desejo de ter tudo. Não é uma adoração à Satanás, mas aos reinos e à gloria deles. Jesus cairia se o desejo de ter tudo fosse maior que o desejo de adorar a Deus.

Satanás não inventou uma tentação, tentou Jesus com uma benção escatológica. O reino e a gloria são bençãos escatológicas dadas à Cristo por vencer a condenação na Cruz. Satanás ofereceu as mesmas bençaos a Cristo se o adorasse. O que a resposta de Jesus representou diante dessa provação de caráter escatológico? 
 
A resposta de Jesus revelou que adorar a Deus possui valor superior ao de sua própria gloria. Essa é uma lição muito valiosa. Satanás usa as palavras de Deus na Igreja para centralizar o culto no homem e em sua necessidade. A mensagem de Satanás não é uma mensagem sobre Deus, seu amor ou sua vontade, mas uma mensagem sobre o homem, sobre o sucesso, sobre a gloria e o poder. Muitas mensagens focadas na restituição de Deus, na restauração financeira, na posse, na gloria humana, não falam mais sobre Deus e sua vontade, nem sobre Jesus e sua vida, mas sobre o homem, sobre seu sofrimento, sobre as necessidades, sobre as aflições, essa mensagem é centralizada no homem. Assim, quando Jesus responde que só a Deus adorarás e darás culto, refere-se principalmente à tentação de Satanás, ao culto à si mesmo, aos desejos, às ansiedades humanas e ao distanciamento de Deus. 
 
A resposta de Jesus revelou que as bençãos escatológicas não possuem valor em si, mas são valiosas por seu relacionamento com Deus. Satanás usa as palavras de Deus na Igreja para colocar as bençãos acima do relacionamento com Deus. Nas minhas aulas de cristologia ensino que todos os crentes querem ir para o céu, entretanto, não querem viver com Jesus. Se não conseguirmos viver com Jesus hoje, não viveremos eternamente! Se não aprender-mos a repartir, a doar, a entregar, a amar mesmo os que não correspondem, não aprenderemos no céu.

As bençãos escatológicas são realmente algo maravilhoso. Ruas de outro e cristais, casas de brilhantes, grande fartura, sem dor, nem sofrimento, só alegria. Não estamos esquecendo de nada? Se eu lhe dissesse que no céu não existirão ruas de ouro, nem mansões de cristais e brilhantes, nem tamanha fartura e que ao chegarmos lá iremos trabalhar e servir o próximo, que deveremos repartir tudo que tivermos com o próximo, não haverá nada de sobra. Você ainda ia querer ir para lá? Sim, uma das maiores tentações de Satanás é fazer com que abandonemos Jesus pelas bençãos do reino, exatamente como fez o povo do deserto, o que importava não era Deus, mas a terra que Ele daria (Ex 33). Será que no céu Jesus será alguém diferente do que foi na terra? Será que quando chegarmos no céu seremos tão premiados que Jesus irá nos "mimar" eternamente? A resposta de Jesus ignorou as bençãos, pois a presença de Deus era o que lhe interessava, assim como a Moisés no deserto, assim como deve ser para conosco. Não interessa onde vai ser o céu, ou como ele será, estando com nosso Senhor Jesus Cristo, estaremos salvos.            

Resta ainda analisar o termo "Tudo isto te darei". Quando lemos a Biblia sempre somos orientados por algum tipo de hermeneutica. Quando ao ler Jesus só encontramos suas bençãos e dádivas, nos deparamos com a hermeneutica de Satanás, que olha somente para as bençãos como um fim em si mesmas. Satanas tenta Jesus à ignorar a vida com Deus, o ministério, a salvação e ir direto para o resultado final! A hermeneutica que olha para os fins sem se importar com os meios é hermeneutica de Satanás.

Quando aplicamos a hermeneutica de Satanás às palavras de Jesus temos as seguintes conclusões:

"Tudo quanto pedires em oração, crendo, recebereis" Mt 21:22 - Na hermeneutica de Satanás, "tudo" diz respeito a todas as necessidades, aflições, desejos e ansiedades. Entretanto, o contexto aponta para a autoridade de Cristo manifestada na fé, relacionada principalmente com o ministério. O mesmo texto em Mc 11:24, refere-se ao perdão;   

"...para Deus tudo é possível" Mt 19:26 - Na hermeneutica de Satanás, "tudo" diz respeito a todas as coisas que precisamos, desejamos e ansiamos. Entretanto, o texto refere-se claramente à salvação.      

" João 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho". O contexto desse versículo aponta para o ministério.

Toda interpretação deve passar pela hermeneutica de Cristo. Como Jesus interpretaria esse texto? Aqui está a tentação de Satanás. Ele tenta criar uma imagem de Jesus que não é verdadeira, um Jesus que só prometeu bençãos e não pediu compromisso. Entretanto, é preciso entender que não existem dois "Jesus", um bonzinho e outro severo, um amigão e outro comrpometido com sua missão. É preciso ter em mente que o memso Jesus que disse: "Tudo que pedirdes em meu nome isso farei" é o mesmo que disse "Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça". Assim não são duas vontades de Cristo, mas a mesma:

"Se buscardes o Reino de Deus e a sua Justiça, tudo que pedirdes em meu nome isso farei!"

Conclusão

1) As três tentações de Satanás agiram em locais sagrados, e utilizaram as próprias palavras de Deus.

2) As três tentações de Satanás tinham por objetivo afastar Jesus de seu ministério.

3) As três tentações são:

             A palavra de solução para todas as necessidades.

             A palavra de proteção em todas as adversidades.

             A palavra de satisfação de todos os desejos.

4) Contra as três tentações de Satanás Jesus responde com três palavras de vitória:

             A palavra da dependência total de Deus.

             A palavra da confiança em Deus que não precisa de provas.

             A palavra do relacionamento com Deus como sendo a satisfação completa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário