segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Igrejas de Deus, Palavras de Satanás
Uma análise da Igreja atual a partir de Mt 4:1-11 

É impressionante como a palavra de Deus tem se proliferado. Atualmente tudo virou palavra de Deus.

No começo da Igreja a palavra de Deus era a palavra dos apóstolos. Toda igreja ouvia e seguia o que eles escreveram, pois entendiam que as palavras dos apóstolos eram as palavras de Jesus.

Na institucionalização da Igreja, aproximadamente do séc. II d.C. a palavra de Jesus, que tornara-se palavra dos apóstolos, passou a ser a palavra do Bispo, "onde está o Bispo ai está a Igreja".

Por muito tempo, aproximadamente 1000 anos, a palavra da Igreja foi interpretada como a incontestável palavra de Deus. Com a reforma a palavra de Deus mudou novamente. A palavra de Deus tornou-se a palavra das confissões. O que as confissões, aprovadas nos sinodos diziam, era a palavra de Deus. Sob João Calvino a palavra de Deus foi a base da instituição do "Estado Evangélico" e era usada como forma de governo e institucionalização do poder eclesiástico. O famoso historiados Will Durant registrou em sua obra "História da Civilização" várias perseguições entre cristãos, e todas motivadas pela palavra de Deus.

Recentemente com o Neo-Pentecostalismo a palavra de Deus assumiu nova forma. A palavra do homem capitalista tornou-se a palavra de Deus. São discursos positivistas, mensagens de prosperidade e realização financeira. Tenho ouvido até que os tesouros no céu são tesouros literais, o que vamos fazer com ouro no céu? O ouro só terá sentido se formos comprar alguma coisa, pois do contrário seu valor desaparece. Diante dessas novas formas proponho uma reflexão muito importante sobre a Palavra de Deus e a Palavra de Satanás.

Como reconhecer a palavra de Deus? Como saber se as palavras que estou ouvindo não são manipulação política ou as palavras de Satanás disfarçadas como palavras de um anjo de luz? Para essa compreesão vamos dar uma olhada no texto de Mateus capitulo 4:1-11. Esse texto narra Jesus sendo confrontado por Satanás, nesse confronto as palavras de ambos, Jesus e Satanás, são reveladas mui claramente, servindo de paramentro para regular as palavras ouvidas atualmente. Assim apontarei três palavras de Satanás e as três palavras de Jesus.

A Primeira palavra de Satanás:
Solução para todas as necessidades

"Mt 4:1-11 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".

Atualmente as mensagens das Igrejas, tanto pentecostais quanto tradicionais, enfocam as necessidades. Costumo falar em minhas aulas que Jesus tornou-se um muambeiro do céu, os crentes vivem pedindo, de tudo a toda hora, são necessidades das mais fúteis e medíocres às mais reais e necessárias. É preciso lembrar que mesmo as faculdades e seminários teológicos ensinam que as necessidades humanas são o foco da mensagem evangelica. Toda a mensagem deve ir de encontro à necessidade da pessoa. Entretanto, será que essa palavra, da solução para as necessidades é palavra de Deus? Será que não é aplicação de técnicas de marketing e propaganda aplicadas ao evangelho?

No texto de Jesus sendo confrontado por Satanás, foi justamente a necessidade que Satanás usou para tentar Jesus. O que é preciso entender é que a tentação sempre atua em nossa necessidade. Não somos tentados no que não gostamos, no que não desejamos ou no que não temos necessidade, pelo contrário, é justamente no que mais necessitamos que somos tentados. É quando precisamos de dinheiro que somos tentados à trapassa. Nessa perspectiva a tentação de Satanás foi em uma necessidade básica e urgente, Satanás não tentou Jesus em uma futilidade, mas em algo substancial para a manutenção da vida.

Nesse ponto quero chamar sua atenção para a tentação: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães", Jesus poderia ter transformado aquelas pedras em pães e não seria pecado, então onde está a tentação? Na resposta de Jesus a tentação tornou-se clara: "Não só de Pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus", Jesus estava respondendo a Satanás que as necessidades não dirigiam sua vida, que a fragilidade humana não dirigia sua vida, mas que a vontade de Deus dirigia sua vida. Ele não abriria mão de seu ministério como homem e de servir a vontade do Pai somente para satisfazer uma necessidade. Não transformaria pedras em pães somente para atender seus desejos.

Será essa uma marca da mensagem de Satanás? Muitos pregadores estão fazendo o papel de Satanás, tentando os crentes a transformar pedras em pães. São mensagens dirigidas às necessidades, das mais diversas, sempre apontando para a possibildade de transformar sua realidade de "fome", sua realidade de "ausência de prazer", pois o servo de Deus não deve passar fome, o servo de Deus não deve sofrer, o servo de Deus deve ser rico porque Deus é rico! Alguns chegam a usar as próprias palavras de Satanás: "você é filho do Rei; Tu és filho de Deus  por isso podes todas as coisas". Essa não é a mensagem de Deus, mas a mensagem de Satanás tentando o homem a usar Deus para satisfazer sua necessidade.

Atualmente muitos crentes estão caindo onde Jesus resistiu, estão transformando pedras em pães, pedras em carros, pedras em promoções, pedras em realidades que supram suas necessidades. A impossibilidade do sofrimento revela a fraqueza dos crentes diante das adversidades, na primeira tribulação muitos correm para os braços do primeiro a apresentar alento, mesmo que seja Satanás! Uma simples leitura do Antigo Testamento é suficiente para entender que o servo de Deus não é alguém isento de sofrimento, mas um homem de dores Is 53; vazio de si mesmo, atitude que o apostolo Paulo nos adverte a seguir Fp 2:5-11; Quando transformamos todas as pedras em pães estamos dizendo que a palavra de Deus não é suficiente para nossa vida, que Deus não é suficiente para nossa vida e que as nossas necessidades são maiores que a nossa missão e nosso relacionamento com o Senhor Jesus.
  
Outra implicação dessa tentação é a busca por uma resposta rápida e fácil. Como vivemos na era do Fast-Food, tudo deve ser para ontem. O homem moderno está acostumado com tudo fácil e rápido. Essa facilidade tem sido transportada para a vida com Deus. As orações tem se tornado verdadeiros mantras, recitações mágicas que ao ser pronunciadas desvelam novas realidades ao orador. Só tem um problema, essas orações são externas, não prevem a transformação do homem, a mudança interior e a vitória sobre o velho homem. São orações facilitadoras. Quando está difícil, sente e ore! Essa afirmação não existe nas escrituras, essa busca rápida e fácil é contrária ao trabalhar de Deus em nossas vidas. Acredito que as pedras são colocadas pelo próprio Pai, com a intenção de provar se somos novas criaturas e se verdadeiramente estamos em Cristo, pois se estivermos nele, a ausência de pão, ou de qualquer outra coisa não será motivo para que se despreze a vontade de nosso Senhor.


Essa tentação possui mais um aspecto, a ênfase no individualismo: "Se és filho de Deus". Nesse termo Satanás propos a Jesus que recusasse toda vontade do Pai e se concentra-se no que Ele era. Quando a mensagem enfoca a natureza de algo, sempre descaracteriza o relacionamento. Toda mensagem que afirma o que nós somos, ou o que nós temos, descaracteriza nosso relacionamento com Deus. As novas interpretações do evangelho enfatizam o que o homem é e possui, essa característica torna as mensagens individualistas e egocentricas, a única preocupação é sobre o que o "EU" é, sobre o que o "EU" possui de direito. De acordo com a tese de Oscar Culmann, na sua obra "Cristo e Política", a principal tentação de Jesus foi de afastamento da cruz. Assim, nessa tentação Satanás queria colocar em evidência quem Jesus era para que se revelasse como Deus e abandonasse o "NÓS", ou seja, nossa salvação, por isso a principal mensagem de Jesus é a renúncia, atitude vivenciada desde antes da criação até o último momento da cruz e da condenação humana.


Assim, amado irmão quando só existirem pedras no caminho, lembre-se do caminho da renuncia que Jesus nos ensinou, por ele vencemos Satanás que atua por nossas necessidades, em nossa insuficiência temporal e principalmente no individualismo.  

A Segunda palavra de Satanás:
Proteção em todas as adversidades

Continua...

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog professor...
    Aliás, o tema tbm é muito promissor, pois devemos sempre ter em mente que Jesus se entregou por "sua" obra magnífica, que é a nossa salvação, e não para simplesmente atentar-nos às nossas fraquezas e opiniões de nosso egoísmo ao ponto de esquecermos da verdadeira realidade de Jesus, pois ELE é o "caminho", e não que devemos seguir o caminho, mas, sim termos Jesus como o caminho principal de nossas vidas.
    Parabéns pelo blog.
    Deus abençoe rica e abundantemente dando-lhe sempre a sabedoria que tanto tu usas com afinco de trazer sempre mais almas, mas, almas pensantes para fazer a diferença como "crente"...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir