segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Seminário Teológico: Como Escolher um?


    
     Graças a Deus que muitos homens e mulheres de Deus tem sentido um chamado para a obra. Com esse chamado a procura por cursos de teologia tem aumentado por todo território brasileiro. A cada dia a oferta por cursos de teologia aumenta, com esse desenvolvimento a qualidade passa a ser algo relevante, por isso preparei esse esboço com algumas considerações relevantes sobre os cursos de teologia atuais.

1) História. O primeiro ponto a ser visto em um seminário é sua história. Desde quando me formei (10 anos atrás) a principal marca de um seminário era seu histórico. Este é o principal divisor de águas. Os seminários mais antigos tendem a ser mais sólidos, mais estabilizados e em contrapartida mais tradicionais e "frios".

2) Testemunho. Esse aspecto eu considero o mais relevante, entretando é o menos procurado. Antes de procurar um seminário procure por testemunhos de alunos que já estudaram nesse seminário. Por exemplo: Se você descobrir que alguns irmãos que foram para determinado seminário acabaram por desviar-se e essa notícia for algo frequente, é melhor não ir nem conhecer.

3) Linha teológica. Outro aspecto muito relevante. Se você é pentecostal, batizado com o Espírito Santo, e verdadeiramente vive a fé com inteireza como vai para um seminário que partilha de idéias (fundamentalistas - Extrema direita) ou (Liberais - Extrema esquerda)? No Brasil, aproximadamente 90% dos seminários é Calvinista (seguem a doutrina da eleição e condenação eternas), e mesmo quando o seminário se professa não defensor uma linha, é preciso conhecer os professores, pois muitos seminários que dizem não seguir o calvinismo possuem a maioria do seu corpo docente com formação e postura calvinista. Assim, se você é pentecostal, ou tradicional e não é adepto do calvinismo, procure um seminário que se aproxime de sua crença e sua fé. Os seminários tradicionais tendem a ridicularizar as posições pentecostais, principalmente entre os colegas de classe e vice-versa.
     Somente se você tiver interesse em conhecer outra linha de fé é que deve procurar um seminário de linha teológica diferente. As diferenças edificam, mas quando são mal usadas podem destruir.
     Outro fator importante é a visão principal do seminário. Alguns são direcionados à formação de missionários, outros à linha pastoral e outros à linha bíblico teológica. Assim, é altamente recomendável que você procure um seminário que atenda à seus interesses ministeriais.

4) Reconhecimento. Em primeiro lugar, se você está procurando um seminário para ter reconhecimento do MEC, você está no caminho errado. Seminário é uma instituição que trabalha para preparar homens e mulheres para o serviço de Deus, não para o mercado de trabalho. Entretanto alguns seminários, principalmente os tradicionais, estão tendendo para a profisionalização do pastorado e das funções do culto, como já acontece no exterior, onde Pastor e Diácono são profissões procuradas nos classificado de Domingo. Em segundo Lugar, se você realmente quer o MEC, é preciso reconhecer que a teologia do MEC não é determinada pelo MEC, entretanto os examinadores e os modelos para medição e valor (Sistema de Notas para determinar o valor) são totalmente seculares, não existe nenhum valor espiritual no sistema de avaliação do MEC, e seus examinadores, em grande maioria são católicos, luteranos e presbiterianos tradicionais. Assim, há uma tendência muito forte de seculzarização e tradicionalização da teologia por traz da validação do MEC.
      Conheço algumas Faculdades que lecionam Teologia como se fosse um curso secular, retiraram toda espiritualidade. A teologia foi transformada em ciência (iluminismo teológico), tem professores que nem crentes são, outros que são desviados, etc... Como uma pessoa que tem a vida dissoluta pode ensinar bíblia para pastores e futuros pastores? Não se divorcia fé e vida, pois fé sem obras é morta.

5) Qualidade. Com a grande oferta de cursos de teologia é muito relevante procurar por qualidade. Cuidado com cursos muito baratos, pois provavelmente os professore não são formados, ou o material didático pode ser plagiado de outra instituição. Os cursos muito caros também são desaconselháveis, visto haver uma torção do sentido da teologia. Sempre que possível,  procure assistir algumas aulas antes de se matricular, pois evitará perder tempo, dinheiro e espiritualidade.

Conclusão: Assim, como já dizia Aristóteles, procure sempre a regra do meio: o Equilíbrio! Nem muito novo que ninguém conheça, nem muito antigo cujo conteúdo seja arcaico; nem muito tradicional que não possa pensar, nem muito liberal em que o pensamento nega Jesus Cristo; Nem muito calvinista que negue a liberdade do homem, nem muito pelagiano que negue a salvação por Cristo; Nem muito secular em que o testemunho seja apenas de tribulação, discordia e crentes desviados e nem muito espiritual em que se ore mais em linguas do que se estude a Bíblia; Nem muito certinho sobre o comando do MEC (instituição governamental) e nem muito diferente que não aceite nenhuma regra de controle social; Nem muito rico em qualidade e conteúdo que o aluno não tenha vontade de estudar, e nem muito fraco de conteúdo em que o aluno estuda e nunca aprende. Acima de tudo, prove! se você não gostar, ou entender que não está te ajudando, saia e procure outro, pois o objetivo maior não é ter um diploma, ou agradar a sociedade e a igreja, mas atender à vontade de Deus, a quem nós sempre devemos agradar.

Eduardo Sales  de Lima (É mestre em Teologia, professor e coordenador do CETAD - Centro de Estudos Teológicos das Assembléias de Deus em Maringa/PR)

O Cetad Maringá está com matrículas abertas para Teologia 2010. Não perca essa oportunidade de crescer na fé e no conhecimento de Deus.

Pecado e Corrupção: Uma análise a partir da Cristologia

O que é o Pecado? qual a relevância do tema? será que ainda deve ser estudado? A doutrina do pecado é uma das mais relevantes para a fé cristã, entretanto, foi distorcido na história da Igreja. Nos slides abaixo apresento a série de estudos sobre Pecado e Corrupção numa visão a partir da Cristologia. Os estudos forma ministrados na Igreja Assembléia de Deus na Zona 2 em Maringá/PR.